Ferramentas utilizadas por programador

Ainda que você seja um novato na área de programação ou que seja um veterano, é bom conhecer as ferramentas que outros programadores costumam utilizar, não existe uma ferramenta melhor que outra, pelo menos não em um aspecto geral, a melhor ferramenta é aquela que serve bem ao seus propósitos.

Quando uso a palavra “ferramentas” eu quero dizer que é uma gama de softwares e arte-manhas que uso com o objetivo de ser mais ágil e assertivo ao desenvolver, por exemplo, eu necessito fazer alguns rabiscos em meu caderno toda vez que vou modelar o banco de dados ou desenvolver alguma funcionalidade mais complexa, rabiscar em uma folha de papel em branco, abre a minha mente para que tenha definições mais claras e objetivas sobre aquilo que estou prestes a desenvolver.

Ambiente

Eu preciso encontrar um ambiente adequado para o trabalho, nada de barulho, muita conversa ou distrações como as mídias sociais ou o smartphone. Em minha casa possuo uma cadeira confortável um computador rápido e café muito café :), lá na empresa tenho as mesmas coisas e um fone de ouvido bacana, que abafa o som de uma forma bem agradável, ouço as músicas em um volume confortável e tudo fica bem.

Caderno

Para mim é uma das ferramenta insubstituíveis, e nele que vai os primeiros pensamentos, algoritmos e ideias, nele podemos errar errar muito e aqui vai uma dica, boa parte dos iniciantes costumam criar muitos bugs por não serem assertivos em suas definições de lógicas, se você se vê gerando aqueles códigos de 30 linhas enquanto seus colegas fazem o mesmo código com apenas 5, calma lá jovem gafanhoto (sempre quis dizer isso) tente rabiscar um pouco antes de pular no teclado, crie essa cultura e eu te garanto que você sera bem mais assertivo ao desenvolver.

Editor – IDE

Falar de IDE não é tão complicado, usei tantos que consigo descrevê-los de uma forma bem bacana, mas não é isso que quero abordar aqui. Eu sempre fui fã do netbeans ele é completo, fácil de usar, possuí um bom suporte da comunidade, mas ele “bebe” a memória do computador como se você estivesse dando um copo de água para alguém do deserto, então deixei ele pra trás e hoje sou uma pessoa mais feliz com o PhpStorm, ele me atende bem, exceto pelo fato de ser focado em projetos, ele não trabalha bem com páginas individuais, então páginas que você precisa alterar e não estão dentro de um projeto, esquece! nesse caso é muito trabalho usar ele,  com isso surgiu a necessidade de um segundo editor, o escolhido por mim foi o Sublime Text 3. Eu dividi bem os estágios de um projeto, para as linguagens HTML, CSS, JAVASCRIPT vou de Sublime, para o PHP em si já opto pelo PhpStorm e tudo fica lindo. 😀

Navicat – Gerenciamento de Banco de Dados

Você deve conhecer o PhpMyAdmin certo? o PhpMyAdmin quebra um galho grande quando você precisa, mas ele não é nada produtivo, é uma péssima ferramenta para você usar no dia-a-dia, nesse caso eu opto pelo Navicat, é um programa para gerenciar seu banco de dados de forma simples direta e usual, utilizo navicat desde a versão 7, na data em que escrevo este artigo já está na versão 11, ele me faz trabalhar de uma forma tão ágil que pra mim é mais uma das ferramentas insubstituíveis de trabalho.

Versionamento de Arquivos – Bitbucket

Ah! e nada melhor do que um repositório para cada um do seus projetos, você desenvolve com tranquilidade sem medo de perder arquivos e consegue até mesmo recuperar versões específicas deles. hoje eu utilizo o bitbucket  para hospedar meus projetos e o SourceTree para gerenciá-los. Também uso o buddy, com ele eu consigo enviar os arquivos para o ambiente de produção sem ter que conectar em FTP, SSH ou afins, eu simplesmente envio um novo commit e tudo fica em paz.

Organização de tarefas – Trello com Scrum

As vezes nos pegamos em meio a muitos projetos e precisamos nos organizar para desenvolver todos com qualidade e agilidade. Quando optamos por executar projetos em fila é bem provável que eles consumam o prazo um do outro, o que de longe é o ideal. Com base em um modelo mais eficaz eu utilizo a plataforma Trello unido a metodologia Scrum, com eles eu consigo conciliar as demandas e desenvolver de forma intercalada em dias e não semanas ou meses, como aconteceria caso fosse executar os projetos em fila.

As ferramentas citadas aqui são as que julgo serem necessárias para se ter uma produtividade maior em meu trabalho, espero que tenha algum proveito sobre este artigo. Que tal comentar abaixo quais a ferramentas que você usa?


Comentários

Posso ajudar?