Porque você deve usar o WordPress?

Muitos estudantes e até programadores, tem alguns questionamentos quanto  ao uso do WordPress, ficam se perguntando; Por que eu deveria usar o WordPress? Desenvolver meu próprio CMS não é melhor? Como eu mudo meu site atual para o WordPress?
Se você está fazendo essas perguntas, então você está no lugar certo. Neste Artigo, tentei encontrar algumas razões pelas quais você deve usar o WordPress, como usá-lo  e quem já usa.

Muitas pessoas julgam o WordPress como uma plataforma simplesmente para blog, e realmente este era o intuito do WordPress nos primeiros anos de vida, mas o WordPress evoluiu muito ao longo dos anos e se tornou um versátil sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Você ainda pode usar o WordPress para criar um simples blog, mas o que vamos abordar aqui é como ele também pode criar sites totalmente funcionais e robustos e com pelo menos 40% de mais produtividade sobre qualquer outro CMS.

Veja algumas estatísticas do WordPress até 26/06/2016, de acordo com Craig Smith do site expandedramblings.com.

  • Porcentagem de todos os sites globais que usam WordPress: 26%
  • Número de posts escritos com WordPress: 2.5 Bilhões
  • Número de novos sites desenvolvidos em WordPress diariamente:  50.000
  • Número de pessoas que visitam sites em WordPress mensalmente: 409 Milhões
  • Número de páginas visitadas mensalmente: 22.3 Bilhões
  • Número de novos posts, escritos em WordPress mensalmente: 59.3 Milhões
  • Número de Plug-ins disponível para WordPress: 45.421

Incrível não ? agora sabemos que 1/4 de todos os sites existentes são em WordPress, meu site faz parte dessas estatísticas e muitos outros incluindo os sites de grandes marcas como: Time Magazine, Renault, Facebook, Sony, Disney, LinkedIn, The New York Times, CNN, eBay. Olhando para o Brasil teremos marcas como: USP, Rede Record, Imasters, Catraca Livre, Não Salvo, Kibeloco e muitos outros.

Bom agora que estamos um pouco mais nutridos sobre o WordPress, vamos dar uma olhada sobre o porque você deve usar o WordPress.

WordPress é grátis e livre

WordPress é um software livre, isso significa que você é livre para baixar, instalar, usar e modificá-lo. Você pode usá-lo para criar qualquer tipo de site. E também possuí código aberto que significa que você pode, estudar, modificar e brincar.

Atualmente possuí mais de 2.600 temas e mais de 45.000 plug-ins disponíveis gratuitamente. Você pode baixar, instalar e usá-los em qualquer site.

Como o código fonte é aberto, o WordPress é um software da comunidade. É mantido por um grande grupo de voluntários composta na maioria por consultores WordPress com interesse ativo em crescimento e manutenção do projeto. Qualquer pessoa pode contribuir com o WordPress escrevendo remendos, respondendo a perguntas de suporte, criando plug-ins, temas ou até mesmo traduzindo-o.

Ao usar o WordPress você se torna parte dessa comunidade incrível e gigantesca. Você receberá auxílios de outros membros da comunidade, e quando estiver mais maduro com o WordPress, tenho certeza que você doará conhecimentos de volta para a comunidade.

WordPress é fácil de usar e aprender

WordPress é usado por milhões de pessoas e todos os dias novas pessoas estão se juntando a comunidade, criando seu primeiro site com a plataforma.  A razão pela qual as pessoas se aderem rapidamente ao WordPress é pela extrema facilidade de uso.

Há toneladas de artigos na internet, escritos especificamente para os usuários do WordPress em nível iniciante. Há artigos ricos em detalhes, desde como baixar até a instalação e desenvolvimento de sites e blogs em WordPress.

E claro, se você precisar de apoio para configurar o seu site WordPress estarei a disposição e posso inclusive indicar amigos e parceiros que ficarão felizes em ajudá-lo com seus primeiros passos. Se você tiver qualquer dúvida referente ao WordPress você pode me enviar um contato ou pesquisar na internet, e com certeza encontrará todo o conteúdo que precisa.

A documentação do WordPress é excelente, tudo o que você precisa para desenvolver em WordPress existe na documentação do WordPress, já possuí documentação em nosso idioma o que facilita muito para os iniciantes ou até mesmo para aqueles que buscam distância do inglês.

WordPress é extensível

Muitas pessoas que utilizam o WordPress não são nem web designers nem programadores por sua facilidade muitas pessoas que começam a usar o WordPress não possuem qualquer conhecimento prévio para se criar um site. Se eles conseguem, imagina você como estudante de programação ou programador.

A razão pelo qual o WordPress é um candidato ideal para eles é que existem milhares de temas gratuitos para todos os fins, tema para fotógrafos, temas para revistas, temas para corretores, temas para loja de veículos e até produtos (eCommerce). Existe um temas excelentes disponíveis para cada tipo de site.

WordPress é super flexível e pode ser estendido usando plug-ins. Assim como temas, existem milhares de plug-ins gratuitos e premium disponíveis para você usar, e eles impactam de forma positiva em sua produtividade, pois boa parte do que você precisa desenvolver, muitos plug-ins já fornecem prontos à alguns cliques de distância de você.

WordPress é muito forte para SEO

Escrito usando código de alta qualidade e padrões de conformidade, produz uma semântica muito atraente para os motores de busca(Google, Bing, Yahoo e etc).

Você pode tornar o WordPress ainda mais forte em SEO usando plug-ins específicos com esse objetivo.

WordPress é fácil de gerir

Através de uma interface simples e amigável o processo para gerenciar o conteúdo de seu site, se torna simples para qualquer pessoa. Com apenas uma única apresentação, já é possível que usuários saiam incluído e gerindo o site de forma bastante simples, intuitiva e eficaz.

WordPress muitos tipos de mídia

Usando o WordPress você não está apenas limitando a escrita do texto. Ele vem com suporte embutido para lidar com imagens, áudio e até mesmo conteúdo de vídeos. Você também pode usar para documentos ou gerenciamento de arquivos.

WordPress suporte oEmbed o que significa que você pode incorporar vídeos do Youtube, fotos do Instagram, tweets, e áudio SoundCloud por apenas colar a url no post. E se quiser, você pode permitir que até mesmo os seus visitantes forneçam conteúdos multimídia diretamente de seus comentários.

WordPress resumo

É perceptível o quanto robusto o WordPress se torna e o quanto ele facilita a vida de programadores, editores e até mesmo visitantes. Através de uma baixa curva de aprendizado, você pode ter um site de alta qualidade e em muito menos tempo.

Plug-ins facilitam e impactam de forma positiva o seu projeto, eles podem te poupar de escrever linhas e linhas de códigos. Como é o caso do Pack Oll, desenvolvido por mim e focado em hiper produtividade com WordPress, que independe de linguagem de programação em seu uso e facilitando assim o desenvolvimento ágil para aqueles que tem prazos apertados ou somente pressa de ver algo pronto e funcional.

Se você quer desenvolver sites com qualidade e em pouco tempo, eu recomendo fortemente o uso do WordPress, com ele você não só aprimorará seus conhecimentos, como pode maximizar seus ganhos por desenvolver com excelência e em bem menos tempo.


Comentários

Posso ajudar?